quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Editorial



Está é a edição inaugural de Educação em Foco um informe feito por e para estudantes de Pedagogia e de outras áreas do conhecimento. Nosso intuito é trazer informações de cunho sociopedagógico de interesse à sociedade em geral.
Esperamos que as matérias e informes desta publicação provoquem reflexões e ações no (re)fazer cotidiano dentro e fora das salas de aula. Nesta edição abordaremos a temática Mídia & Educação que trata da polêmica das propagandas para o público infantil.
Sob o slogan “Contra a cultura do silêncio”, que são palavras de PAULO FREIRE, esperamos contribuir para que todos exerçam o direito de pensar e também de expressar seu pensamento.
Aguardem as próximas edições regulares e edições especiais.
Um grande abraço e Boa leitura!

Video Crianças - A alma do negócio

Propagandas vendem produtos controversos para o público infantil

“Um senhor e uma moça entram numa loja de roupas. O gerente trata mal o senhor e este vai embora. O vendedor Sr. Stone fala para o gerente que aquele senhor era um cliente. Eis que o gerente diz: Sr. Stone aquele senhor não é um cliente, mas aquela moça é. Ela é moderna, bonita, com a carteira recheada de cartões de crédito e com cinquenta anos de compras pela frente para desfrutar.” Trecho retirado do filme O Julgamento do diabo do ano de 2004.

São pensamentos como este que fundamentam a sociedade consumista que a cada ano buscam conquistar um público cada vez mais jovem, IDEALIZANDO PRODUTOS ESPECIALMENTE DESENVOLVIDOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. As propagandas são muito chamativas, com anúncios de brinquedos que se mexem, alimentos que permite que você faça coisas maravilhosas, jogos nos quais os jogadores se sentem mesmo no jogo etc. O que as propagandas não dizem é o PERIGO QUE EXISTE NOS PRODUTOS ANUNCIADOS. Propagandas como aquelas que anunciam sandálias de salto alto que trazem de brinde bolsas ou kit de maquiagem estimulando a erotização infantil; alimentos cheios de aditivos industriais e gorduras que produzem uma geração crianças obesas; jogos eletrônicos que simulam a vida real como o San Andreas no qual o jogador ganha pontos quanto mais coisas ilegais fizer sem ser pego pela policia.
Visando proibir as propagandas que vendam produtos para o público infantil foi lançado o projeto de lei n.5921/2001. Este projeto é de autoria do DEP. LUIZ CARLOS HAULI e propõe que seja acrescido um parágrafo ao artigo 37 do código do consumidor. Nesse parágrafo serão descritos as diretrizes para veiculação de propagandas, prevendo horários, condutas exteriorizadas, locais de veiculação.
Fora isso já existe uma boa literatura e bons sites onde qualquer um pode se informar melhor sobre o CONSUMISMO INFANTIL. O INSTITUTO ALANA é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que, desde 1994, desenvolve atividades educacionais, culturais e de fomento à articulação social. Confira matérias, projetos, artigos e muito mais no site http://www.institutoalana.org.br/

O que acontece por ai * Eventos

Mobilização Nacional


Dia 19 de outubro dia contra baixaria na TV.

Eregene 2009



O EREGENE (Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste) nasce de uma articulação em torno do fomento a formação política, no sentido de complementar a formação do geógrafo e do cidadão. Este ano será realizado em Teresina, capital do Piauí a XXVI edição, com o tema GEOGRAFIA CULTURAL: O PODER DO LUGAR FRENTE AS RELAÇÕES GLOBALIZADAS. O EREGENE será realizado de 30 /10 à 02/11.

Inscrições no site http://www.eregenepiaui2009.com.br/inscricoes
1º Prazo:
De 10/08/2009 A 23/08/2009
Valor
40 reais (sem alimentação)
60 reais (com alimentação)

2º Prazo:
De 24/08/2009 A 06/09/2009
Valor
50 reais (sem alimentação)
70 reais (com alimentação)

3º Prazo:
De 07/09/2009 A 02/10/2009
Valor
60 reais (sem alimentação)
80 reais (com alimentação)


Semeando Meio Ambiente e Cultura de Paz na Educação Infantil
Dias 07, 14, 21 e 28 de agosto e 04, 11, 18 e 25 de setembro de 2009.
Às sextas feiras, das 9h às 12h.
Público focalizado: coordenadores e professores de educação infantil, educadores de ONGs e estudantes de áreas afins.
Informações: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br


V Congresso Paulista de Educação Infantil
08 a 11 de setembro de 2009
FEUSP - Paço das Artes - São Paulo - SP
Informações:
http://paraalmdocuidar-educacaoinfantil.blogspot.com/2009/05/congresso-paulista-de-educacao-infantil.html

VI ERPEI - Encontro Regional de Profissionais de Educação Infantil
11 e 12 setembro de 2009
Resende - RJ
Informações: (24) 9998 3365 - (24) 3355 1636


Ética, Família e Contemporaneidade
VIII Fórum do CEAF
18 e 19 de setembro de 2009
FEA/USP - São Paulo - Sp
Informações:http://www.ceaf.org.br/ ou coloque ceaf no google

II Simposio Internacional y VI Nacional sobre los
Direchos de la Niñez

Alcance y Desafios en el abordaje de niños y niñas menos de seis años
de 29 de setembro a 1o. de
outubro de 2009
São José - Costa Rica
Informações: http://www.ts.ucr.ac.cr/int/2009-cong-02.php

A Brincadeira Simbólica: Clínica - Escola - Hospital
Congresso de Ludodiagnóstico

28 a 31 de outubro de 2009
Auditório da FMU/IMS - Instituto Metropolitano de Saúde
São Paulo - SP
Informações: http://www.eppa.com.br/congresso_ludodiagnostico/Default.htm

Sites úteis relacionados a midia e educação

Nacionais

http://www.midiaeducacao.org.br

Este site traz artigos diversos sobre mídia e também traz projetos de como utilizar a mídia de forma educativa.

http://www.aliancapelainfancia.org.br/

Este site traz informações sobre uma aliança mundial que atua na facilitação a reflexão e ação das pessoas que preocupam com a infância. Traz entrevistas, artigos, noticias e muito mais.

www.andi.org.br

Andi é a Agência Nacional de Direitos da Infância. Traz artigos, informações sobre legislação, informações sobre eventos sobre direitos da infância.

www.midiativa.org.br

O MIDIATIVA se propõe identificar os vários elementos que envolvem uma produção audiovisual para criança e jovens, usando para isso exemplos práticos. Traz eventos, artigos e outras informações.


http://www.eticanatv.org.br


É um site que traz informações sobre a campanha Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania que nasceu em 2002 fruto de deliberação da VII Conferência Nacional de Direitos Humanos, maior evento anual do setor no país. A campanha é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil, destinada a promover o respeito aos direitos humanos e à dignidade do cidadão nos programas de televisão.

Internacionais

www.commercialexploitation.org

Este site está em inglês e traz informações sobre a campanha desenvolvida por profissionais de várias áreas contra os impactos do marketing para as crianças.

http://www.mediafamily.org

Site está em inglês e traz informações sobre educação de uma forma em geral, políticas educacionais e também formas de utilizar a mídia de massa de forma positiva.

www.mediaed.org

Este site também está em inglês e traz documentários sobre educação que inspiram critica e reflexão sobre o fator social, o fator político e cultural da Americano do impacto das mídia de massa.
The Media Education Foundation produces and distributes documentary films and other educational resources to inspire critical reflection on the social, political, and cultural impact of American mass media

www.prixjeunesse.de

A Fundação Prix Jeunesse foi fundada em 1964 no estado livre da Bavária, na cidade de Munique pela Rádio Emissora da Bavária. A cada dois anos a Fundação organiza o Prix Jeunesse Internacional, um festival de programas de televisão para crianças e adolescentes, que ocorre na cidade de Munique e que conta com a participação de emissoras de todo o mundo, enviando seus melhores programas.

www.comminit.com/en/node/45135/36

A ong Philippine Children´s Television Foundation é uma organização dedicada ao desenvolvimento dos meios de massa (televisão, rádio, meios impressos e cinema) voltados para a educação. Foi fundada em 1984 pela mesma equipe que desenvolveu o Sesamo, um projeto Filipino da Vila Sésamo, uma co-produção com uma apresentação das Crianças na Televisão.
A fundação desenvolve diversos projetos e programas dirigidos com uso de responsabilidade dos meios para o benefício das crianças.





Para ir mais longe - dicas de livros sobre midia e educação




Livro Crianças do Consumo de Susan Linn
Do que o livro "Crianças do consumo - a infância roubada" trata?
No seu livro, Susan Linn discute as relações entre pais, crianças, agências de publicidade, marketing e consumismo e suas conseqüências para o desenvolvimento infantil, como erotização precoce, obesidade e fortalecimento do egocentrismo. São títulos de alguns dos capítulos: "Alunos à venda: quem lucra com o marketing nas escolas?", "Bebês de marca: do berço ao túmulo" e "Na magreza e na obesidade: o pesado problema do marketing de alimentos".


Mídia e Educação de José Marques de Melo e Sandra de Fátima Pereira Tosta.
Oitavo volume da Coleção Temas & Educação, este livro contribui para a compreensão conceitual e empírica de como pensar uma educação midiática e uma mídia educativa. Os autores tratam ainda dos precursores da mídia-educação no Brasil, da legislação sobre o magistério e do papel social da educação e da mídia, instrumentos fundamentais de transformação, mobilização e informação. Além disso, oferecem uma biblioteca multimídia comentada sobre livros, revistas, sites e filmes e uma relação de ONGs do Brasil que desenvolvem projetos de educomídia. Compreendendo que a educação e a mídia são campos que devem interagir para a construção de uma sociedade democrática, os autores deste livro acreditam que “sem um mergulho no mundo da mídia, seus contrastes, suas contradições, o educador não terá condições de ‘reeducar’ seus estudantes para a autonomia de si, condição para a consciência crítica face à sociedade em que transita”.



Esses são dois livros que abordam a temática da Midia e da Educação. O livro da Susan Linn é recomendado para aqueles que desejam uma visão ampla do assunto. Ele fala sobre a indústria do marketing para crianças e seus impactos negativos. Já o livro de José Marques é um livro mais pedagógico além de trazer temas e informações pertinentes a educação e midia brasileira.

Crianças - A Alma do Negócio

Foi lançado um documentário que aborda o tema da perda da infância pelos impacto da midia. As crianças deixam de brincar e passam a se portar com adultos incluindo no comportamento e na demonstração de emoções, como, estresse, angústias etc. Esse documentário é da Estela Renner é visa chamar atenção para o fato que muitos de nós estamos vendo isso e simplimente deixamos o fato passar em brancas nuvens. Para falar sobre o assunto Adriana Friedmann responsável pela folinha um suplemento infantil do jornal a Folha de São Paulo e também integrante do grupo Aliança pela infância concedeu uma entrevista a Revista Capitu. Veja algumas das passagens da entrevista.


Capitu — Qual a importância do brincar para as crianças? No que isso colabora para a formação da identidade e em que isso influi no adulto futuro?



Adriana Friedmann — O brincar é a linguagem das crianças, o canal através do qual elas expressam o que vivem, o que sentem, quem são, suas habilidades, interesses e potencialidades. Elas brincam e através do brincar vivem suas vidas e descobrem o mundo e as pessoas à sua volta. Elas se formam e se desenvolvem brincando e é através das suas brincadeiras, da sua arte, da diversidade de movimentos que elas irão experimentar seus corpos, suas emoções, seus valores, irão conhecer e se reconhecer. Brincar é essencial para a vida presente e futura das crianças, a oportunidade de serem em suas essencias mais profundas e de exercerem sua liberdade e criatividade.



Capitu — O que constitui a brincadeira? Socialização, diversão, aprendizado? Por que os brinquedos que as crianças seguidamente compram não as satisfaz? O que falta neles?



Friedmann — Os brinquedos são verdadeiramente pontes para a criança comunicar-se com os outros. Podem servir em muitos casos para saciar curiosidades ou como estímulos para diversas áreas de conhecimentos. Mas os brinquedos hoje são muito mais objetos de desejos 'líquidos' (na concepção do sociólogo Zigmunt Bauman), no sentido de serem descartáveis: as crianças rapidamente cansam deles, procurando outros que os preencham. São muito mais desejos passageiros de ter, possuir, mas ocos por não preeencherem os vazios existenciais e de afeto e atenção que as crianças pedem, através deles, para seus pais e cuidadores. O que falta nos brinquedos é eles serem partilhados com outras crianças e adultos pois eles se esgotam neles mesmos por não substituírem as profundas carências que as crianças de todas as idades e faixas sócio-econômicas têm hoje de insatisfação, pela falta de presença e de tempo do adulto para com elas.



Capitu — Os pais devem se preocupar com uma situação em que os filhos preferem comprar do que brincar? O que esses pais podem fazer para modificar esse cenário?



Friedmann — O caminho verdadeiramente importante está na reconexão desses pais com a criança que foram um dia e, a partir deste mergulho, retomar um caminho de comunicação com seus filhos através da partilha de brincadeiras, atividades plásticas, físicas, musicais, passeios, jogos, saídas, viagens, etc. Rememorar seja talvez a forma dos pais conseguirem compreender onde está a falta que seus filhos tentam preencher com o consumo desenfreado.



Fonte: Revista Capitu - http://www.revistacapitu.com/



Portanto nós enquanto educadores e cidadãos devemos estar atentos a formação da criança para que ela possa constituir sua identidade aos poucos. Somos nós adultos que devemos estar aptos para orientar as crianças e adolescentes conversando com eles e não deixando que a televisão e as midias o façam por nós. Lembremos que um dia já fomos crianças e passamos por situações semelhantes a que passam as crianças de hoje, assim poderemos refletir com segurança sobre a importância do brincar para criança com forma de socialização, aprendizagem de regras de convivência e outras condutas positivas para a vida adulta.