quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Para ir mais longe - dicas de livros sobre midia e educação




Livro Crianças do Consumo de Susan Linn
Do que o livro "Crianças do consumo - a infância roubada" trata?
No seu livro, Susan Linn discute as relações entre pais, crianças, agências de publicidade, marketing e consumismo e suas conseqüências para o desenvolvimento infantil, como erotização precoce, obesidade e fortalecimento do egocentrismo. São títulos de alguns dos capítulos: "Alunos à venda: quem lucra com o marketing nas escolas?", "Bebês de marca: do berço ao túmulo" e "Na magreza e na obesidade: o pesado problema do marketing de alimentos".


Mídia e Educação de José Marques de Melo e Sandra de Fátima Pereira Tosta.
Oitavo volume da Coleção Temas & Educação, este livro contribui para a compreensão conceitual e empírica de como pensar uma educação midiática e uma mídia educativa. Os autores tratam ainda dos precursores da mídia-educação no Brasil, da legislação sobre o magistério e do papel social da educação e da mídia, instrumentos fundamentais de transformação, mobilização e informação. Além disso, oferecem uma biblioteca multimídia comentada sobre livros, revistas, sites e filmes e uma relação de ONGs do Brasil que desenvolvem projetos de educomídia. Compreendendo que a educação e a mídia são campos que devem interagir para a construção de uma sociedade democrática, os autores deste livro acreditam que “sem um mergulho no mundo da mídia, seus contrastes, suas contradições, o educador não terá condições de ‘reeducar’ seus estudantes para a autonomia de si, condição para a consciência crítica face à sociedade em que transita”.



Esses são dois livros que abordam a temática da Midia e da Educação. O livro da Susan Linn é recomendado para aqueles que desejam uma visão ampla do assunto. Ele fala sobre a indústria do marketing para crianças e seus impactos negativos. Já o livro de José Marques é um livro mais pedagógico além de trazer temas e informações pertinentes a educação e midia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para que possamos melhorar o blog. Caso queira retorno de contato mande um e-mail para e.e.foco@gmail.com. Obrigada pela sua colaboração.