quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Propagandas vendem produtos controversos para o público infantil

“Um senhor e uma moça entram numa loja de roupas. O gerente trata mal o senhor e este vai embora. O vendedor Sr. Stone fala para o gerente que aquele senhor era um cliente. Eis que o gerente diz: Sr. Stone aquele senhor não é um cliente, mas aquela moça é. Ela é moderna, bonita, com a carteira recheada de cartões de crédito e com cinquenta anos de compras pela frente para desfrutar.” Trecho retirado do filme O Julgamento do diabo do ano de 2004.

São pensamentos como este que fundamentam a sociedade consumista que a cada ano buscam conquistar um público cada vez mais jovem, IDEALIZANDO PRODUTOS ESPECIALMENTE DESENVOLVIDOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. As propagandas são muito chamativas, com anúncios de brinquedos que se mexem, alimentos que permite que você faça coisas maravilhosas, jogos nos quais os jogadores se sentem mesmo no jogo etc. O que as propagandas não dizem é o PERIGO QUE EXISTE NOS PRODUTOS ANUNCIADOS. Propagandas como aquelas que anunciam sandálias de salto alto que trazem de brinde bolsas ou kit de maquiagem estimulando a erotização infantil; alimentos cheios de aditivos industriais e gorduras que produzem uma geração crianças obesas; jogos eletrônicos que simulam a vida real como o San Andreas no qual o jogador ganha pontos quanto mais coisas ilegais fizer sem ser pego pela policia.
Visando proibir as propagandas que vendam produtos para o público infantil foi lançado o projeto de lei n.5921/2001. Este projeto é de autoria do DEP. LUIZ CARLOS HAULI e propõe que seja acrescido um parágrafo ao artigo 37 do código do consumidor. Nesse parágrafo serão descritos as diretrizes para veiculação de propagandas, prevendo horários, condutas exteriorizadas, locais de veiculação.
Fora isso já existe uma boa literatura e bons sites onde qualquer um pode se informar melhor sobre o CONSUMISMO INFANTIL. O INSTITUTO ALANA é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que, desde 1994, desenvolve atividades educacionais, culturais e de fomento à articulação social. Confira matérias, projetos, artigos e muito mais no site http://www.institutoalana.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para que possamos melhorar o blog. Caso queira retorno de contato mande um e-mail para e.e.foco@gmail.com. Obrigada pela sua colaboração.